Perdão

Imagem

Eu tinha 9 anos quando aprendi uma lição que me marcou para o resto da vida, uma lição que muitos adultos não aprenderam ainda e que talvez nunca vão aprender.

Com exatamente 9 anos aprendi a pedir perdão, o perdão de coração, o perdão verdadeiro. Explico: Certo dia meus primos de São Paulo estavam nos visitando e eu deixei de brincar com as amiguinhas da rua para brincar com eles, mas não foi apenas isso, eu esnobei minhas amiguinhas para brincar com meus primos. Acontece que ele foram embora, afinal, a visita não fica em casa para sempre e quando percebi, estava sozinha sem ninguém para brincar. Eis então que automaticamente desço a rua e vou brincar com as amiguinhas como se nada tivesse acontecido, elas viraram a cara pra mim e com razão. Subi para a minha casa triste e cabisbaixa. Minha mãe muito sabia percebendo a minha solidão, questionou o que estava acontecendo. Após eu explicar aos prantos tudo o que aconteceu, ela calmamente olhou para mim e disse em sucintas palavras: Vai lá e peça desculpas!

Simples assim, aquelas palavras ficaram ecoando em minha cabeça, descer na casa delas e pedir desculpas, aquilo era muito difícil pra mim e ao mesmo tempo, ver minhas amiguinhas brincando e eu sozinha era bem pior.

Após pensar muito sobre o assunto, respirei fundo e fui lá. Em um primeiro momento elas foram resistentes, estavam realmente chateadas, mas após eu pedir desculpas mais uma vez e admitir que eu estava errada e me arrependia muito, elas me perdoaram. Voltamos a ser amigas e a brincar na rua dividindo um pé de patins para cada, jogando vôlei, banco imobiliário e muitas outras brincadeiras.

Depois de adulta conclui que essa foi uma das maiores lições que a minha mãe poderia me ensinar, imagina se eu não tivesse pedido desculpas? Grande parte da minha infância não teria o encantamento que teve, e tudo por causa de um orgulho idiota. Sempre vamos errar, isso é da nossa natureza; mas tentar consertar ou amenizar a situação, isso é um privilégio que poucos tem a coragem de enfrentar. O orgulho não nos leva a nada. Por isso, engula o seu orgulho e vá para a vida. O tempo passa, as coisas mudam e você certamente perderá grandes oportunidades de ser feliz por não agir na hora correta.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s